Câmera frontal do iPhone ficou embaçada sem resolução

depois que atualizei meu celular para o ios26 (iphone 13) a câmera frontal está horrível. Embaçada sem resolução

[Título alterado pelo Moderador]

Título Original: Camera

iPhone 13, iOS 26

Publicado em 22/09/2025 05:45

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 22/09/2025 07:08

​A perda de qualidade na câmara frontal imediatamente após uma atualização de software raramente indica um problema de hardware. Normalmente, este sintoma está relacionado com o processamento de imagem do novo sistema operativo, que pode estar a aplicar um pós-processamento inadequado ou a falhar na focagem correta.

​Execute os seguintes testes para diagnosticar a causa exata do problema.

​Limpeza e Inspeção Física:

​Limpe a lente da câmara frontal (localizada no recorte superior do ecrã) com um pano de microfibra macio e sem fiapos. Uma impressão digital ou sujidade mínima pode causar o efeito "embaçado".

​Inspecione a área da câmara. Existe alguma película protetora de ecrã a cobrir a lente? Algumas películas de baixa qualidade podem interferir com a câmara, especialmente após o aquecimento gerado por uma atualização.

​Teste em Modo Retrato:

​Abra a aplicação Câmara e mude para a câmara frontal.

​Ative o Modo Retrato.

​O Modo Retrato utiliza o processamento de software de forma muito mais intensiva para criar o efeito de profundidade. Observe o resultado: o seu rosto fica nítido enquanto o fundo fica desfocado, ou toda a imagem permanece embaçada? A nitidez no Modo Retrato indicaria que o hardware da lente e do sensor está a funcionar.

​Teste em Aplicações de Terceiros:

​Teste a câmara frontal em aplicações como o Instagram, WhatsApp ou FaceTime.

​A qualidade da imagem é consistentemente má em todas as aplicações, ou o problema é mais acentuado na aplicação Câmara nativa da Apple?

​Redefinição de Todos os Ajustes:

Este é o passo mais eficaz para corrigir uma falha de software sem apagar os seus dados pessoais. Uma configuração corrompida durante a atualização pode estar a afetar o processamento da câmara.

​Vá para Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir o iPhone > Redefinir.

​Selecione "Redefinir Todos os Ajustes".

​Aviso: Isto não apaga as suas fotos, contactos ou aplicações, mas irá reverter todas as suas configurações (Wi-Fi, Papel de Parede, Face ID, etc.) para o padrão de fábrica.

​A causa mais provável é um bug na gestão do processamento de imagem do iOS 26 para o hardware específico do iPhone 13. A Apple costuma lançar atualizações corretivas (como iOS 26.0.1) pouco depois de um grande lançamento para resolver este tipo de problema.

4 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

22/09/2025 07:08 em resposta a Veronica03

​A perda de qualidade na câmara frontal imediatamente após uma atualização de software raramente indica um problema de hardware. Normalmente, este sintoma está relacionado com o processamento de imagem do novo sistema operativo, que pode estar a aplicar um pós-processamento inadequado ou a falhar na focagem correta.

​Execute os seguintes testes para diagnosticar a causa exata do problema.

​Limpeza e Inspeção Física:

​Limpe a lente da câmara frontal (localizada no recorte superior do ecrã) com um pano de microfibra macio e sem fiapos. Uma impressão digital ou sujidade mínima pode causar o efeito "embaçado".

​Inspecione a área da câmara. Existe alguma película protetora de ecrã a cobrir a lente? Algumas películas de baixa qualidade podem interferir com a câmara, especialmente após o aquecimento gerado por uma atualização.

​Teste em Modo Retrato:

​Abra a aplicação Câmara e mude para a câmara frontal.

​Ative o Modo Retrato.

​O Modo Retrato utiliza o processamento de software de forma muito mais intensiva para criar o efeito de profundidade. Observe o resultado: o seu rosto fica nítido enquanto o fundo fica desfocado, ou toda a imagem permanece embaçada? A nitidez no Modo Retrato indicaria que o hardware da lente e do sensor está a funcionar.

​Teste em Aplicações de Terceiros:

​Teste a câmara frontal em aplicações como o Instagram, WhatsApp ou FaceTime.

​A qualidade da imagem é consistentemente má em todas as aplicações, ou o problema é mais acentuado na aplicação Câmara nativa da Apple?

​Redefinição de Todos os Ajustes:

Este é o passo mais eficaz para corrigir uma falha de software sem apagar os seus dados pessoais. Uma configuração corrompida durante a atualização pode estar a afetar o processamento da câmara.

​Vá para Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir o iPhone > Redefinir.

​Selecione "Redefinir Todos os Ajustes".

​Aviso: Isto não apaga as suas fotos, contactos ou aplicações, mas irá reverter todas as suas configurações (Wi-Fi, Papel de Parede, Face ID, etc.) para o padrão de fábrica.

​A causa mais provável é um bug na gestão do processamento de imagem do iOS 26 para o hardware específico do iPhone 13. A Apple costuma lançar atualizações corretivas (como iOS 26.0.1) pouco depois de um grande lançamento para resolver este tipo de problema.

22/09/2025 07:03 em resposta a Veronica03

Olá Usuario(a), Aqui é a comunidade Apple de usuários ajudando outros usuários iguais a você. Se as etapas basica nao resolveram, faca

Restaurar o iPhone, iPad ou iPod para os ajustes de fábrica - Suporte da Apple (BR)

Preparar o dispositivo

Verifique se o Mac ou o PC estão atualizados. Se estiver usando o iTunes, verifique se a versão mais recente está instalada.

Faça o backup do iPhone, iPad ou iPod para salvar as informações.

Acesse Ajustes > [seu nome] > Buscar, toque em Buscar iPhone e desative o recurso. Saiba o que fazer se o dispositivo não responder ou não ligar. Obtenha ajuda caso tenha esquecido o código de acesso.

Restaurar o dispositivo para os ajustes de fábrica

Em um Mac executando o macOS Catalina ou posterior, abra o Finder. No Mac com macOS Mojave ou anterior ou no PC, abra o iTunes. Descubra qual macOS o Mac está usando.

Conecte o dispositivo ao computador.

Se aparecer uma mensagem solicitando o código de acesso do dispositivo ou um alerta "Confiar Neste Computador?", siga as etapas na tela. Obtenha ajuda caso tenha esquecido o código de acesso

Selecione o dispositivo quando ele for exibido no computador. Saiba o que fazer se o iPhone, o iPad ou o iPod touch não responder ou não ligar. Obtenha ajuda se o dispositivo não aparecer no computador.

Clique em Restaurar [dispositivo]. Se você estiver com uma sessão iniciada no Buscar, precisará finalizar a sessão antes de clicar em Restaurar.

Clique novamente em Restaurar para confirmar. O computador apaga o dispositivo e instala o iOS, iPadOS ou o software do iPod mais recente.

Após a restauração do dispositivo para os ajustes de fábrica, ele será reiniciado. Em seguida, você poderá configurá-lo como novo e veja se resolve Se minha orientação/ajuda foi útil, não deixe de curti Espero ter ajudado! Atenciosamente Dav3 G®️0hl666 Este site apresenta conteúdos enviados por usuários, comentários e opiniões apenas para fins de informação. A Apple poderá fornecer ou recomendar respostas como uma solução possível com base nas informações fornecidas. Cada possível problema poderá envolver diversos fatores não especificados nas conversas capturadas em um fórum eletrônico; sendo assim, a Apple não pode garantir a eficácia de quaisquer soluções sugeridas nos fóruns da comunidade. A Apple isenta-se de toda e qualquer responsabilidade por atos, omissões e conduta de terceiros em conexão com o uso do site ou relacionados a ele. Todas as publicações e todo o uso de conteúdo do site estão sujeitas aos Termos de Uso da Comunidade de Suporte da Apple. Veja como os seus dados são gerenciados…

24/10/2025 05:24 em resposta a francisnayra

Olá Usuario(a), Aqui é a comunidade Apple de usuários ajudando outros usuários iguais a você.

Para encaminhar a sua reclamação, insatisfação, sugestão ou elogio:Product Feedback - Apple Se minha orientação/ajuda foi útil, não deixe de curti Espero ter ajudado! Atenciosamente Dav3 G®️0hl666 Este site apresenta conteúdos enviados por usuários, comentários e opiniões apenas para fins de informação. A Apple poderá fornecer ou recomendar respostas como uma solução possível com base nas informações fornecidas. Cada possível problema poderá envolver diversos fatores não especificados nas conversas capturadas em um fórum eletrônico; sendo assim, a Apple não pode garantir a eficácia de quaisquer soluções sugeridas nos fóruns da comunidade. A Apple isenta-se de toda e qualquer responsabilidade por atos, omissões e conduta de terceiros em conexão com o uso do site ou relacionados a ele. Todas as publicações e todo o uso de conteúdo do site estão sujeitas aos Termos de Uso da Comunidade de Suporte da Apple. Veja como os seus dados são gerenciados…

24/10/2025 03:26 em resposta a Veronica03

Gente, eu preciso desabafar sobre essa situação da câmera do meu iPhone 13, porque não dá! Eu paguei uma fortuna nessa belezinha, esperando uma qualidade de imagem impecável, e o que eu recebo? Uma diferença ABSURDA entre as câmeras!

A câmera traseira? MARAVILHOSA! As fotos ficam nítidas, as cores vibrantes, parece até que o mundo ficou mais bonito. Eu tiro uma foto da paisagem, e é perfeita.

Mas aí eu viro a câmera pra mim, pra tirar uma *selfie* decente, e parece que eu tô usando um celular de 2015! A frontal é sempre mais escura, mais granulada, e parece que o foco simplesmente desiste de mim.

É um absurdo! A gente paga por um sistema de câmera *profissional*, e a frontal, que é a que a gente mais usa pra mandar um 'oi' rápido ou gravar um story, entrega um resultado tão inferior? A Apple precisa urgentemente rever isso, porque não é justo ter essa disparidade de qualidade no mesmo aparelho. Eu quero a qualidade da traseira na minha cara também, pelo amor de Deus! Estou de saco cheio dessa diferença gritante!

essa atualização do iPhone acabou com a câmera!!! a pessoa compra um celular na expectativa de que tudo fosse melhor , a Apple só piora!

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Câmera frontal do iPhone ficou embaçada sem resolução

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.