Erro na carteira do iPhone
Prezados,
Sou cliente Apple há muitos anos, usuário de iPhone, MacBook, Apple TV e Apple Watch. Sempre acreditei na empresa e nos produtos que ela desenvolve, a ponto de, em várias ocasiões, adquirir meus equipamentos diretamente nos EUA. Essa confiança me acompanhou durante toda a minha jornada como cliente Apple.
Infelizmente, minha experiência com o iPhone 13 Pro Max tem sido a mais frustrante de toda essa trajetória.
Com menos de 1 ano de uso, o aparelho apagou e não ligou mais. Solicitei a troca, mas fui informado de que a Apple não realizaria a substituição, mesmo eu tendo respaldo legal para isso. Acreditei na boa-fé e na solidez da relação que sempre tive com a empresa, evitei judicializar o caso e aceitei o reparo. O processo foi demorado, mas o equipamento voltou a funcionar.
Após algum tempo de uso, o mesmo problema reapareceu — só que dessa vez o aparelho já estava fora da garantia. Fiquei desamparado e precisei recorrer ao mercado de reparos, muitas vezes desonesto, arcando com um gasto inesperado no meu orçamento. Li inúmeros relatos semelhantes na internet sobre falhas no iPhone 13 Pro Max, inclusive de pessoas próximas a mim. Depois do reparo em 2024, o aparelho voltou a funcionar normalmente.
Recentemente, entrei no programa público beta e atualizei meu iPhone para o iOS 26. Pouco antes de viajar a Portugal para conhecer meu primeiro neto, precisei adicionar meus cartões na Carteira (Wallet) — e aí começou minha nova saga.
Todas as tentativas no Brasil falharam: os cartões não eram aceitos, sempre apresentando erro. Acreditei que fosse algo da versão beta ou dos apps bancários, mas nada resolveu. Viajei sem conseguir configurar meus cartões, o que me causou um enorme transtorno. Para contornar, precisei habilitá-los no iPhone 12 Pro Max da minha esposa (que não estava no beta), onde funcionaram normalmente.
Já em Portugal, acionei o suporte da Apple. Fui atendido com muita cordialidade, rodaram diagnósticos, pediram ajustes de região e idioma, verificaram configurações, mas nada resolveu. Fui orientado a aguardar o lançamento oficial do iOS 26. Fiz isso, atualizei, mas o problema persistiu.
Em uma nova ligação, novamente a atendente foi muito atenciosa e levou meu caso a uma análise técnica de nível superior. Hoje, 24/09, cumpriram o retorno prometido, rodaram novos testes e me disseram que o problema seria pelo fato de eu estar em Portugal com cartões do Brasil.
Preciso registrar a minha decepção com essa explicação. Não acredito que uma empresa global como a Apple, referência em inovação e integração, imponha tal limitação a seus clientes. Se fosse verdade, meu iPhone 12 Pro Max teria apresentado o mesmo comportamento — mas nele tudo funcionou normalmente.
Sigo com o mesmo problema, sem solução, passando por transtornos que não condizem com o padrão de qualidade e suporte que sempre associei à Apple.
Reitero que continuo acreditando na Apple e em seus produtos, mas minha experiência com este iPhone 13 Pro Max e com o Apple Wallet no iOS 26 tem sido profundamente negativa, manchando minha história como cliente fiel da empresa. Solicito, portanto, que meu caso seja analisado com prioridade e que uma solução definitiva seja apresentada.
Atenciosamente,
Fábio Santos
[Título alterado pelo Moderador]
Título Original: Erro na carteira
iPhone 13 Pro Max, iOS 26